Psicoterapia: Um Olhar Analítico
O pensador e pesquisador chamado Carl Gustav Jung foi o responsável por sistematizar a Psicologia Junguiana, nascido em 1875 na Suíça, médico em 1900 em Zurique. Iniciou sua curiosa pesquisa através da observação de pacientes psiquiátricos e o peculiar comportamento de fenômenos ditos ocultos. Deu inicio as suas pesquisas e sua teoria complexa sobre a compreensão da psique humana.
A abordagem da Psicologia Junguiana, também conhecida como Psicologia Profunda, além de trabalhar as questões atuais e emergentes que o indivíduo trás ao setting terapêutico, também o auxilia no processo do autoconhecimento. Consiste no atendimento através da Comunicação Verbal, Arteterapia, Mitologia, Análise de Sonhos, Técnicas Expressivas e Plásticas, Utilização de Histórias e Contos, Imaginação Ativa, Sandplay (Jogo de Areia), Utilização dos Símbolos e Imagens Arquetípicas e da sombra que brotam do inconsciente e atuam no comportamento humano.
Deve-se compreender que os meios citados serão utilizados de acordo com o desenvolvimento do processo terapêutico e com a necessidade de cada pessoa que busca o atendimento.